Conseguir uma lista de clientes pode parecer muito complicado, e foi pensando nisso que resolvemos separar algumas dicas para te ajudar a saber o que você precisa para impulsionar seus negócios.
Você já deve saber que a sua base de clientes é a força vital do seu negócio, certo? Não importa quanto tempo de atuação no mercado a sua empresa já acumulou, conseguir mais clientes deve ser a sua maior prioridade. Manter
um fluxo constante de novos consumidores é essencial para expandir seus negócios e atingir as metas estabelecidas.
A vontade de obter mais clientes e vender mais deve sempre fazer dos seus planos de negócio. Mesmo que o seu negócio já esteja muito bem estabelecido e você esteja seguro de estar entregando serviços ou produtos que gerem valor para seus clientes, sempre há espaço e a oportunidade de ir além e se superar.
O desenvolvimento dos negócios realmente não é tarefa fácil. É necessário uma abordagem estratégica e bem pensada para criar valor e chamar a atenção do seu público, e vamos aprender um pouco sobre isso neste artigo.
1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO
Para começar, é importante entender porque você precisa ter uma concepção bem clara sobre quem é o seu público-alvo. Se você não conhece e nem entende a base de consumidores que não só precisa mas quer pagar pelos seus serviços ou produtos, então você vai desperdiçar muitos recursos tentando alcançar as pessoas erradas. Você não pode ser tudo para todos, e talvez nem deva querer isso. Na verdade, quem tenta agradar todo mundo pode acabar não agradando ninguém. Em vez disso, se esforce para construir uma reputação forte e inabalável dentro do seu nicho de atuação, e isso por si só atrairá o interesse do público sobre seus produtos ou serviços.
Para isso, você precisa conhecer bem o público-alvo que você quer alcançar. Conheça seus interesses, o que os motivam, se são analíticos ou criativos e o mais importante: que objetivos você pode ajudá-los a alcançar? Saiba quem são seus potenciais consumidores e o que eles precisam.
2. SEJA AUTORIDADE NO ASSUNTO, INSPIRE CONFIANÇA
As pessoas precisam confiar e respeitar o seu trabalho para que você possa ser reconhecido como especialista ou uma autoridade na sua área de atuação. Uma das formais mais eficientes de construir a sua reputação é fazer com que seus clientes comentem sobre o seu negócio. Deixe o seu sucesso falar por si só.
Peça para que clientes escrevam avaliações e publique-as em seu site e nas mídias sociais. Se você fez um bom trabalho, certamente eles ficarão felizes em tirar uns minutinhos para escrever uma bela avaliação para você. Tente manter um bom balanço entre os novos consumidores e os já existentes. Não hesite em usar os depoimentos e seus resultados positivos nas suas estratégias.
Se você já ajudou um negócio a alcançar seus objetivos, então você tem tudo o que precisa para ajudar outros – mostre isso! Se o seu produto/serviço foi capaz de satisfazer a demanda de uma pessoa, pode muito bem anteder as demandas de outras – mostre isso!
3. ESTABELEÇA PARCERIAS
Trabalhar em conjunto com outros negócios que oferecem serviços complementares é uma oportunidade incrível de aprender mais sobre o mercado e aproveitar a sinergia para impulsionar seus negócios e ampliar o público.
Descubra quais são os outros negócios e marcas que atendem à mesma clientela e planeje uma estratégia que faça a ponte entre os negócios, veja o que você pode oferecer para esse público.
Se você é um personal trainer, por que não buscar uma parceria com uma academia ou loja de suplementos? Seu restaurante pode trabalhar junto com aquele hotel ou aquela agência de turismo… Oferecer cupons de desconto em outros estabelecimentos também pode ser uma boa estratégia.
Aproveite o ritmo para garantir uma segunda visita desse novo cliente. Um outro cupom ou um cartão de fidelidade podem ajudar.
4. VÁ ONDE SEU PÚBLICO ESTÁ
Descubra onde você precisa estar para alcançar seu público, seja na TV, na internet ou em um outdoor, sua marca precisa ser vista. Crie uma mensagem, chame a atenção.
Onde você vai buscar esses clientes depende bastante da natureza do seu negócio. Online temos como opção fóruns, comunidades, e-mails e veículos de mídia como YouTube e Instagram. Fora da internet, você também pode estar presente em conferências e convenção do seu nicho, organizar eventos e workshops.
Se você tem uma academia, ofereça cursos de yoga no parque. Se você tem um bar ou uma lanchonete, faça eventos temáticos, organize um festival. Use sua criatividade e construa o caminho que irá trazer o público para o seu negócio.
5. FAÇA BEM FEITO
Ofereça a melhor experiência possível para cada consumidor e com certeza você irá construir uma imagem forte para a sua marca. Ofereça o melhor produto ou serviço que puder e esse será seu melhor investimento. Mas de nada adianta ter um bom produto e um péssimo atendimento…
Então garanta experiência incrível para cada possível cliente desde o primeiro contato, porque isso é definitivamente um ponto a mais para a reputação da sua marca que conta a seu favor na hora que o cliente escolhe aonde vai.
Valorize cada cliente e dê seu melhor, em breve você verá sua clientela se multiplicar. Se você já sabe quem é o seu público-alvo, como ele se comporta e o que precisa e já sabe qual o tipo de produto ou serviço que você precisa oferecer para atender às demandas dos seus clientes, é só partir pro abraço!
Mas não pare por aí!
Ter clientes o suficiente para pagar as contas é bom, mas ter clientes o suficiente que permitam que você amplie seu negócio, lucre mais e construa uma reputação como líder no seu mercado de atuação é melhor ainda.
Garanta que a sua marca permaneça sempre relevante e convidativa para o público. Esse fluxo de diferentes clientelas vai te ajudar a construir um negócio sólido, mantendo sua marca e seus produtos/serviços atualizados às demandas do mercado.
Se você acha que o engajamento do público está diminuindo, é hora de buscar novas formas criativas e estratégicas de atrair novos clientes.
Espero que tenha te ajudado a pensar em formas de atrair o seu público e fazer com que se apaixonem pelo que você faz.
Até a próxima!